09 julho 2011

Novo lugar...novos desafios


É com muita alegria que compartilho com vocês estas notícias. Depois de pouco mais de um ano, vindo a Atabae, ministrando curso de Português numa escola local, enquanto construíamos uma casa-base; finalmente estamos aqui, morando com este povo que o Senhor ama e quer se fazer conhecido!!!

O nosso processo de mudança foi bem lento, pois devido a uma ponte em obras, só podíamos atravessá-la de carro de pequeno porte. Mas depois de 4 ou 5 viagens agora estamos aqui, com o mínimo necessário.

Continuaremos ensinando na escola e recebemos e convite para ensinarmos Português para os funcionários Públicos na sede Administrativa deste sub-distrito, cremos que esta seja uma porta preciosa! Estaremos começando o curso em breve.

Aqui em Atabae , estamos cercadas pelas crianças da comunidade , que estão sempre ajudando a tirar água do poço e sempre curiosos sobre nossa presença; por isso estamos nos preparando para começar ministério com crianças nas próximas semanas, começaremos com clubinho bíblico e outro de leitura, com livros que uma moça de nossa equipe traduziu para o Tétum.

A perseguição contra missionários e igrejas na região de Baucau, não resultou em nenhuma violência, apesar dos rumores e ameaças. Equipes foram retiradas por algumas agências, mas pretendem retornar quando a sititução estiver mais calma. Um resultado positivo, foi que uma ONG internacional de direitos humanos, promoveu uma reunião com as organizações missionárias, igreja católica, ministério da justiça, entre outros. A questão foi discutida com democracia, os missionarios tiveram a oportunidade de expor a situção e a legalidade do que estão desenvolvendo. Um jovem fez uma pergunta a mesa: _ Jesus era católico ou protestante? O bispo tomou a palavra e disse que aquela era uma pergunta tão óbvia, que não valia a pena ser respondida; então o pr. Júnior, representante de uma missão que planta igrejas aqui no Timor, pediu a oportunidade para responder, começou então a explicar que Jesus não era nem católico nem protestante, mas o filho de Deus, continuou respondendo em uma breve pregação, foi aplaudido de pé pelos ouvintes dessa audiência pública, para glória de Deus!!! No fechamento, a deputada Fernanda Borges que representava o Parlamento, falou claramente que o Timor Leste precisa criar uma lei para regulamentar os trabalhos religiosos neste jovem país.

Obrigada por fazem parte desse ministério, alcançando os não alcançados em Timor Leste

29 maio 2011

Queridos irmãos,

Meu nome é Polliana, sou missionária no Timor Leste desde 2008, fui enviada pela Igreja Presbiteriana de Cuiabá-MT através da WEC Internacional, no Brasil mais conhecida como Missão AMEM.

O contato com voces se deu através da Paula, Simon, Marcia e Maria Alice, meus queridos amigos. Conhecia as meninas no Brasil, mas o Sao Simao so conheci na NZ. Passei alguns meses com eles em Queenstown, foi uma bencao muito grande para mim, eles foram instrumento de Deus na minha vida e preparacao para o campo. Eu precisava do ingles, mas tinha recursos bem limitados e eles me receberam de bracos abertos. Tive o privilegio de ver a acao da vontade de Deus em relacao aos brasileiros que ai moram, vendo a forma linda como Deus conduzia esta linda familia pra serem instrumentos nas maos de Dele nesta obra.

No primeiro semestre aqui no campo, dediquei maior parte do tempo na aprendizagem da língua Tétun e cultura timorense, gastando tempo não só estudando, mas principalmente me relacionando com o povo e tentando me comunicar na medida do possível.

Aqui no Timor somos uma equipe bem pequena, somos de várias nações e denominações. Obreiros de longo prazo são: Eu, Célia, Rosangela, Dayan, Mirna e filhos (Lucas e Alice) – Brasileiros; Andrea – Alemã; Telly – Indonesiana e Ji Sook – Coreana. Já nossos obreiros de curto prazo são: Silas - suíço, Robert, Annete e Janka – Alemães.

Na cidade de Dili, capital do país, temos um projeto social chamado Projeto Esperança, que fica localizado numa região de pobre. Oferecemos ensino à comunidade e principalmente as crianças e adolescentes. No momento estamos com os seguintes programas: futebol, Inglês, Português, computação, artes, música e kid´s clubs, onde ensinamos a palavra e ministramos para as crianças e adolescentes em classes divididas por faixa etária de 2 a 17 anos.

Em Beraka, aldeia a cerca de 45 minutos de Dili temos em andamento um projeto de plantação de Igreja. Lá um de nossos obreiros atende a comunidade como enfermeiro, temos um clubinho semanal com as crianças e estudos bíblicos em algumas casas.

Nosso mais novo projeto é em Atabae onde eu e Célia iniciamos ministério no ano passado. O chefe da aldeia nos deu o espaço da escola e alunos do nono ano para ministrarmos um curso de português. Nesse período encontramos uma casa inacabada, então alugamos e fomos levando o material de construção e um pedreiro na comunidade foi fazendo o serviço. O processo de construção foi extremamente cansativo, pois eram cerca de duas horas de estrada em péssimo estado, com desmoronamento de pedras e um carro pesado para dirigir, chegando lá descarregávamos e íamos ministrar aula e depois mais duas horas de estrada. Mas graças a Deus a casa está praticamente pronta, só falta um poço artesiano e placa solar. Nossa intenção é de mudarmos definitivamente pra lá em Junho, após nossa conferência. Nós seremos as primeiras estrangeiras a fixar residência em Atabae, onde não há nenhum crente e a Igreja Católica tem forte influência na vida da comunidade.

Estou muito feliz pelo interesse de vocês enquanto igreja se envolverem na obra missionária. Saibam que é um privilégio para mim e para vocês estarmos trabalhando na obra do Reino de Deus.

Motivos de Oração:

· Pelo meu visto, estou em processo de renovação;

· Por nossa conferência no próximo mês, estaremos recebendo nossos tutores da Austrália;

· Por toda nossa equipe e ministérios em adamento;

· Por todo o processo da nossa mudança para Atabae (logística, segurança, instalações).

POLLIANA PANTOJA GORGÔNIO BEZERRA

pollpant@gmail.com +670 743 8421

P.O BOX 87,

DILI - TIMOR LESTE