23 março 2010

Timor Leste … um desafio que continua

Apesar de ser considerando um país católico (86% da população ), as crenças animistas escravizam e amedrontam a maioria do timorenses. Eles vão as missas, mas continuam as suas práticas tradicionais, principalmente em situações de doença, morte, ou qualquer outra dificuldade. Mesmo os timorenses da capital, têm nos seus distritos de origem uma Casa Sagrada ‘uma lulik’, onde vivem os espíritos de seus ancestrais, e estes espíritos precisam ser agradados para não se enfurecerem mandando doenças, problemas, acidentes, etc ; por esse motivo recebem sacrifícios e oferendas; todas as famílias pertencentes a esta casa sagrada nos dias de cerimônia precisam lever as oferendas. Exitem vários líderes espirituais, em diferentes níveis e hierarquia, que podem se comunicar com diferentes espíritos (da mata, da água, da terra, do mar, do céu das árvores…); os Matandoks (bruxos-curandeiros), por exemplo, comunicam-se com os espíritos que acomentem alguém de uma enfermidade, ele vai determinar o tratamento da pessoa enferma, que deve ser seguido a risca para não enfurecer o espírito, muita gente para de fazer o tratamento de tuberculose, que é uma doença muito comum aqui e acabam morrendo.

Apesar de praticarem um catolicismo sincrético (misturado com crenças animistas), a igreja católica exerce forte domínio na vida das pessoas, desde da política até o cotidiano das pessoas. Cada pequeno aglomerado de casas possui líderes religiosos, que “cuidam” da vida spiritual das pessoas, cobraram o batismo das crianças, a catequese, a crisma. Quando estão frequentando uma igreja ou projeto protestante (como somos conhecidos por aqui), começam a ser perseguidos e ameaçados. Os projetos, escolas e igrejas protestantes acabam muitas vezes sendo alvos de perseguição.

O Ministério

Já estamos perto do fim do ano, só mais 2 meses!!! O Senhor tem nos abençoado como equipe durante todo ano, e estamos muito gratos pelo amor, misericórdia, cuidado e principalmente a primordial presença D’ele conosco. Obrigada por fazer parte desse ministério em Timor-Leste, através do suporte, encorajamento e orações.

Projeto Esperança: Em Agosto tivemos o segundo encontro com os pais das crianças do projeto, desta vez muitos compareceram e ouriam a missionária-enfermeira convidada a dar uma palesta sobre prevenção e tratamento da Tuberculose, foi muito rico, pois a mesma tem um vasto conhecimento das crendices do povo, eles gostaram muito de tudo que aprenderam.

No último trimestre as crianças dos aprenderam sobre a vida de Moisés e tudo que Deus fez através dele.

Temos vivido um desafio que vai até janeiro de 2010, pois os caledários das escolas de Timor estão mudando e as mesmas terão férias de mais de 4 meses. Eu comecei com novo curso de português para crianças no período matutino, outra obreira começou com jovens no período da tarde e mais uma turma de inglês. Eles estão gostando muito. Também temos buscado proporcinar outras atividades novas para ocupar nossas crianças, como o acampamento de fim de semana que oferecemos há cerca de 15 dias. Também fomos abençoados com a melhoria do espaço para esportes, agora temos material e espaço para basketball, volleyball e futebol. Louvamos a Deus pelo suporte que recebemos da Alemanha para este fim!!!

Beraka: Este é um povoado nas montanhas há cerca de 45 minutos a leste de Dili. Lá fazemos um trabalho de ensino bíblico para crianças uma vez por semana, estamos na fase dois de um projeto de água potável e saúde preventiva (através de um enfermeiro de nossa equipe).

Planos Futuros: Já visitamos todos os distritos menos alcançados, a fim de começarmos uma nova frente de trabalho e lançarmos novos alvos para o campo da WEC-Timor.

Eu e outra missionária, Célia Guedes nos dispomos a ir para um desses lugares que visitamos, que fica há duas horas de carro, chama-sa Atabae e é um sub-distrito de Bobonaro. O lugar apesar de só ter seis horas de eletricidade por dia, fica a beira da estrada e tem sinal telefônico. Não existe nenhuma presença cristã evengélica no lugar e a população é predominantemente jovem. Temos feito visitas para viabilizar nossa mudança em Janeirro de 2010, esteja conosco nessa empreitada!!!

Orações

  • Pelo programa de férias e pelas crianças do Esperança;
  • Por sabedoria com as crianças em todas as situações! E Julho tivemos uma caso de violência domésica com uma menina de 13 anos do projeto, nós a socorremos e ela ficou uma semana no hospital, após ter sido ferida na cabeça pelo pai;
  • Por libertação do timorence contra o medo dos espiritos;
  • Por discernimento a cerca dos alvos futuros para WEC-Timor;
  • Por uma casa em Atabae;
  • Por automóvel que resista a viagem para os distritos, pois as estradas nas montanhas são péssimas;
  • Por meu avô Sebastião, que sofreu um AVC;
  • Por minha saúde fisica, espiritual e emocional.
  • Por mais obreiros para WEC-Timor Leste;
  • Por nossa conferência de campo no próximo mês, onde estaremos recebendo nossos líderes (Austrália e Singapura).

Nenhum comentário: